Revista Zum (2023)
Mari Katayama: o corpo fotográfico
Entrevista com a artista Mari Katayama.
https://revistazum.com.br/entrevistas/mari-katayama/
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Múltiplas faces de pesquisa japonesa internacional: integralização e convergência (2021)
Barakei e Kamaitachi: teatralidade e performance na fotografia do pós-guerra de Eikoh Hosoe
Resumo: A fotografa produzida no Japão nos primeiros anos do pós-guerra se concentrou primordialmente na documentação dos efeitos da Segunda Guerra Mundial no país. O movimento do “realismo fotográfco”, encabeçado pelo fotógrafo Ken Domon em 1950, consistia em uma busca por um “legado de evidência” nas imagens. Contudo, fotógrafos atuantes a partir de 1954 buscaram uma abordagem mais subjetiva, estabelecendo inovações imagéticas de diversas naturezas. A contribuição de Eikoh Hosoe foi marcada por uma teatralidade da imagem, mesclando performance e direção a partir de colaborações com outros artistas. Este trabalho objetiva comentar uma mudança de estilo na produção fotográfca no Japão do pós-guerra, analisando a transição da abordagem direta de documentação a partir das inovações estéticas promovidas por Eikoh Hosoe, que iam de encontro às práticas defendidas pelo realismo fotográfco de 1950. Serão analisadas duas séries fotográfcas de Hosoe: “Barakei”, de 1961-62, produzida com o escritor Yukio Mishima, e “Kamaitachi”, de 1965- 68, série criada com o fundador do Butô Tatsumi Hijikata. A forma de construção das imagens será comparada com a produção dos primeiros anos do pós-guerra. Ademais, serão analisadas entrevistas e depoimentos dos artistas envolvidos. O estudo das duas séries de Hosoe é um fator primordial para a compreensão de novas direções que a fotografa do Japão pós-guerra seguiria. Seu estilo permitiria a criação de novas tendências e infuenciaria o trabalho de fotógrafos posteriores. Ademais, suas novas abordagens potencializariam a problematização entre fotografa e verdade objetiva. O hibridismo de linguagens artísticas e os questionamentos acerca do regime de verdade da fotografa propostos por Hosoe são pontos que ainda guardam intensa discussão no mundo atual, principalmente no que tange ao entendimento da fotografa como um processo integrado à vida cotidiana e a um mundo digitalizado.
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