Pesquisadores

Coordenação

Michiko Okano

Michiko Okano (UNIFESP), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é professora de graduação e pós-graduação do Departamento de História da Arte da EFLCH-UNIFESP; professora colaboradora na pós-graduação do CEJAP-FFLCH-USP. É autora de Ma: entre espaço de arte e comunicação no Japão (Editora Annablume, 2011) e Manabu Mabe (Folha de São Paulo, 2013). Foi curadora da exposição Olhar InComum: Japão Revisitado (MON, Curitiba, 2016) e Transpacific Borderlands: The art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo, no American National Museum (Los Angeles, 2017 a 2018). Lattes | E-mail: michikokano@uol.com.br

Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro (USP), graduada em Artes Visuais (ECA-USP) e Letras (FFLCH-USP), é mestre em Gravura (MFA Printmaking) pela Washington University (1994) e doutora em Filosofia pela FFLCH-USP (1999). Livre-docente em Arte e Literatura Japonesa (2011), teve a tese A Erótica Japonesa na Pintura & Escritura dos Séculos XVII a XIX publicada pela Edusp em 2017. Também se dedica à produção de gravura, desenho, colagem e cerâmica, tendo participado de várias exposições no Brasil e no exterior. Lecionou literatura japonesa na FFLCH-USP até 2017 e atualmente é professora sênior junto ao Departamento de Artes Visuais da ECA-USP. Lattes | E-mail: mn.cordaro@usp.br

Atílio Avancini

Atílio Avancini (USP) é fotógrafo e professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração e ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Pós-doutor na Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 com bolsa de pesquisa FAPESP. Professor-visitante no Japão na Kyoto University of Foreign Studies (2007 e 2017). Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Autor dos livros Atílio Avancini (Edusp, 2006), Entre Gueixas e Samurais (Edusp/Imprensa Oficial, 2008), Lavagem do Bonfim (Alameda, 2016) e Rastros (ComArte, 2019). Organizador do livro Ponte Cultural: caminho para intensificar intercâmbio com universidades japonesas (ECA-USP, 2016). Lattes

Gisele Giandoni Wolkoff é poeta e tradutora. Também, professora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (2009-2012) e da Kyoto University of Foreign Studies (2018-2019). Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP, 2008), mestre em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana (USP, 2002), licenciada em Letras (Centro Universitário Assunção) bacharel em Letras (USP). Desenvolve pesquisa sobre Poesia Contemporânea e Tradução. Autora de Ar (2016), Rumo ao Sol (2014) e Partidas (2012) organizou e traduziu as antologias Plurivozes Americanas/American Plural Voices/Plurivoces Americanas (2015) e Poem-ando Além Fronteiras: dez poetas contemporâneas irlandesas e portuguesas/Poem-ing Beyond Borders: ten contemporary Irish and Portuguese women poets (2012, Palimage, Portugal). Lattes

Pesquisadores Membros

Alexandre Nakahara é cineasta, bacharel em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp, mestre e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Sua dissertação de mestrado financiada pela CAPES analisou a representação de imigrantes brasileiros no Japão em filmes de ficção japoneses. Sua carreira na produção audiovisual abrange a direção e montagem de curtas metragens, documentários e conteúdo para internet.

Alice Andrade Drummond é cineasta, diretora de fotografia e mestranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP com bolsa CAPES, onde pesquisa representações audiovisuais de catástrofes contemporâneas. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-MG e formada em Cinema pela AIC-SP. É sócia da produtora audiovisual A Flor e A Náusea, leciona direção de fotografia no Instituto de Cinema em São Paulo e é membra do DAFB – Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil por onde ministrou oficinas no SESC-SP. Lattes.

Allan Yzumizawa é pesquisador de cultura e arte contemporânea. Atua como curador no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Doutorando em História da Arte pela UNIFESP, mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (PPGAV-UNICAMP) e bacharelado em Artes Visuais pela UNICAMP. Sua pesquisa atual, investiga a identidade nipo-brasileira a partir dos trabalhos do artista Tomoo Handa. E-mail: allanyzumizawa@gmail.com

Ana Chiesa Yokoyama é atriz e mestre em cultura japonesa pelo programa de Letras, Literatura e Cultura japonesa da FFLCH-USP com a pesquisa “Hana to Tori: a trajetória expressivo-poética de Ohno Yoshito”. Estudou butoh no Kazuo Ohno Dance Studio- Yokohama, Japão, entre os anos de 2000 a 2003. Membro da Associação Brasileira de Nôgaku (ABN), onde estudou o canto da Escola Hōshō de Teatro Nô, vinculada ao Ishikawa Kenjinkai-SP. Foi contemplada com a “Bolsa Himoji”, em 2019, do Instituto para Estudos da Cultura Japonesa, da Universidade de Kanagawa-Yokohama, Japão, onde concluiu sua pesquisa de mestrado. Reside, atualmente, em Shizuoka-Japão. E-mail: anachiesa29@gmail.com

Anais A. Murakami (anais-karenin) é artista e doutoranda em Poéticas Visuais no PPGAV-USP, Mestre em Arte e Cultura Contemporânea e Bacharel em Artes Visuais, ambos pela UERJ. Sua dissertação, financiada pela CAPES, fez uma leitura transcultural sobre natureza e ruína no Japão e no sertão. Diretora do “Biolilolab – bioarte nos trópicos”, recebeu o prêmio QOL Award PARADISE AIR e participou de exposições no Brasil, Alemanha, Viena e Japão. No doutorado, pesquisa Satoyama, tecendo relações entre animismo e simbiose. Website

Bassy Noemi Arcuschin Machado é arquiteta pela Universidade Mackenzie e possui Pós-graduação em Design Gráfico, pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP . Dirigiu a Origami Arquitetura de Papéis de 1987 a 2010 e realiza pesquisas sobre o papel e arte japonesa.

Bruna Queiroga é pós-doutoranda em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa “Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos”, na ECA/USP. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais, Mestra em Ciências da Comunicação e Bacharel em Jornalismo. Também se dedica à produção fotográfica, tendo participado de algumas exposições. Seus temas de pesquisa abrangem teorias da fotografia, comunicação do sensível e conceitos do vazio e silêncio pela perspectiva filosófica japonesa, principalmente do estudo dos Judo e Karate-Do. Lattes. E-mail: baqueiroga@gmail.br.

Daniel Aleixo é ator-dançarino e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado intercâmbio em Estudos Globais pela Tokyo University of Foreign Studies (TUFS), financiado pela JASSO. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da Profª Drª Michiko Okano. Integra o Núcleo Experimental de Butô de São Paulo e a Cia Fujima Ryu de dança Kabuki. como Email: danielrfaleixo@gmail.com

Daniela Faria é arquiteta e urbanista, mestre em História da Arte pela EFLCH-UNIFESP sob orientação da Profª Drª Michiko Okano. Em sua pesquisa analisa a produção de Tomie Ohtake, sua relação com o zen e o abstracionismo informal. Em sua dissertação, que contou com financiamento da CAPES, abordou obras realizadas entre os anos de 1959 a 1962, que mesclavam momentos de visão e de cegueira,trazendo reminiscências de memórias de sua origem japonesa. Em 2012 foi selecionada para participar 24ª edição do programa de intercâmbio cultural Ship for World Youth promovido pelo governo japonês. E-mail: arq.danifaria@gmail.com

Dudu Tsuda é artista sonoro, músico, performer, produtor musical, professor na Pós-Graduação da Faculdade Santa Marcelina. Doutor em Artes Visuais no Instituto de Artes da UNESP-SP. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital / PUC-SP. Bacharel em Comunicação em Multimeios PUC-SP. Foi contemplado por diferentes prêmios e realizou programas de residência artística, exposições, intervenções urbanas, performances e concertos em diferentes países como França, Japão, Colômbia, Bolívia, Espanha e Alemanha.

Érica Ishikawa é psicóloga e psicanalista, graduada em Psicologia (Mackenzie) e História da Arte (UNIFESP). Em Psicologia pesquisou sobre a identidade de adolescentes nikkeis brasileiros. Em História da Arte, sobre a representação do kimono nas xilogravuras e no cinema de Nagisa Oshima. Atualmente é mestranda em História da Arte (UNIFESP), onde realiza pesquisa sobre a literatura de Genji nas vestimentas japonesas e xilogravuras do período Edo. Concentra os estudos em psicanálise, cultura visual e estética japonesa. E-mail: ishikawa.erica@gmail.com

Felipe Mendes é doutorando em Artes Performáticas pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Osaka, onde desenvolve estudo sobre relações interculturais a partir do teatro nō. Mestre em Letras (Língua, Literatura e Cultura Japonesa/FFLCH) pela USP, com foco na tradução intersemiótica de concepções estéticas do Japão. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. É integrante do GEAA (Unifesp/USP) e do Laboratório de Estudos em Estética e Imagem (UFC). Lattes. E-mail: felipepintomendes@gmail.com

Helena Ariano é arte educadora, ilustradora e artista gráfica, tendo como principais temáticas em suas obras o corpo e suas possibilidades expressivas, a mulher e o grotesco. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela Unesp, sua pesquisa na graduação foi sobre a importância das representações do grotesco na educação artística. Atualmente cursa mestrado em História da Arte pela Unifesp, com estudo sobre a linguagem do corpo e as relações entre o erotismo, o patriotismo e a morte no curta Yūkoku – Ritos de Amor e Morte (憂国), de 1965, do escritor Yukio Mishima (1925-1970). E-mail: helena.ariano.92@hotmail.com

Heloisa Okamoto Pinho é mestre em Artes pela University of East Anglia (Norwich, RU), em Patrimônio Cultural e Museologia. Teve também experiências na Ahmedabad University no Centro de Patrimônio Cultural (Índia) e no Sainsbury Institute for the Study of Japanese Arts and Cultures (Norwich, RU), em que desenvolveu pesquisas sobre patrimônios imateriais budistas em museus ocidentais. Atualmente trabalha como conservadora e restauradora de papel em Curitiba. Seus trabalhos visam a cooperação, diplomacia cultural e diálogo entre ocidente-oriente, com ênfase em patrimônios culturais imateriais. Linkedin. E-mail: okamotoheloisa@gmail.com

João Víctor Kurohiji Bonani é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPGLLCJ) da Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da Profª Drª Michiko Okano. Bacharel em Artes Visuais pela UNESP (FAAC). Atualmente, suas pesquisas convergem para a pedra a relacionalidade humano/natureza e o animismo através da arte japonesa moderna e contemporânea a partir da segunda metade do século XX. E-mail: joao.kurohiji@gmail.com

Julia Barros Nogueira é bacharel em História da Arte pela UERJ, onde foi bolsista PIBIC de 2018 até 2020 pelo projeto “Arte e Seus Modelos” onde investigou a circulação e constituição do acervo de Gravuras da Biblioteca Nacional. No período de 2020 até 2021 foi voluntária no projeto de pesquisa “Arte e Valor: Processos contemporâneos de legitimação e institucionalização“, com destaque os temas como Arte Contemporânea, Sistema de Arte e Crítica de Arte. Como trabalho final da graduação investigou a presença de Ma (間) no filme Castelo Animado (2005). Atualmente, mestranda no PPGHA da UNIFESP, orientada por Michiko Okano, onde se dedica ao desenvolvimento dos estudos ligados a arte japonesa com recorte nas convenções expressivas dos animes e mangás e a recepção ocidental destas mídias, a pesquisa intitula-se Ma (間) como potência narrativa na animação japonesa. Lattes. E-mail: jpandaria@gmail.com

Juliana Akstein é artista visual com pesquisa nos campos da gravura em metal e da fotografia. Mestranda em Poéticas Visuais na Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação da Profª Drª Madalena Hashimoto Cordaro, com estudo acerca da questão do “vazio” nas Artes Visuais, relacionando-a com o elemento cultural japonês ma (間). E-mail: juliana.akstein@gmail.com


Keiko Nishie é graduada em História e Mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Nipo-brasileira de segunda geração, sua experiência profissional em instituições culturais despertaram-lhe o desejo de pesquisar a arte do Japão, em especial as artesanias, ou kôgei (工芸). Em sua dissertação, De Edo à Belle Époque, ela investiga o contato entre as artes japonesa e ocidental durante a segunda metade do século XIX. E-mail: kanishie@gmail.com

Lidia Arruda Bardaouil é mestranda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa em fotografia e cultura japonesa do período pós-guerra. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua profissionalmente como Web Designer no setor de Comunicação Visual da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp.

Lizia M. Ymanaka Barretto é doutoranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP, mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH-USP, e graduada em Letras e em Arte: História, Crítica e Curadoria pela PUC-SP. Sua pesquisa estuda o trabalho do artista contemporâneo japonês Takashi Murakami (1962-), investigando seu processo criativo e sua relação com o mercado. Lattes.

Lucas Gibson é fotógrafo, artista visual, professor e pesquisador de fotografia. Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFRJ e pós-graduado em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ/UCAM. De 2014 a 2015, estudou língua, literatura, lei e cultura japonesa na Universidade de Osaka. Como pesquisador, seus temas principais de estudo são a fotografia japonesa do pós-guerra e contemporânea, o fotolivro/livro de fotografia como veículo de narração e criação de sentidos e os diálogos entre fotografia e literatura. Como artista, participou de exposições nos Estados Unidos, Itália, Inglaterra, França, Japão e Brasil. Lattes | Website | Email: lucascamaragibson@gmail.com.

Luís Villaça é graduado em Comunicação Social (Rádio e TV, UNESP), mestre em cinema documentário pela ECA-USP e doutorando no mesmo programa. Diretor de fotografia desde 2002, membro da ABC (Sociedade Bras. de Cinematografia) desde 2006, iniciou a carreira como repórter cinematográfico em diversas emissoras (TV TEM, TV Cultura, ESPN Brasil e TV Record). Trabalhou como diretor de fotografia em diversos programas da HBO, dirigiu a fotografia de séries e longas e hoje vem produzindo e co-dirigindo seu primeiro longa documentário através do Fundo Setorial do Audiovisual: Kawaiwetés Invadidos. Foi professor de direção de fotografia no curso de pós-graduação em direção de arte audiovisual no Centro Universitário do Senac e no Instituto de Cinema, além de ter ministrado diversas palestras sobre o tema em universidades. Site | Lattes E-mail: luivillaca@gmail.com.

Luiz Fukushiro é doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, especialista em Design e Humanidades pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP, bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP e aprendiz de caligrafia japonesa (shodō). Lattes.

M.A.D.A.L.I é Artista Visual e Pesquisadora, Mestre e Doutoranda pela ECA USP, tem uma produção intermidiática, especialmente desenvolvida com Livros de Artista e Fotografias, nos últimos anos. Interessa-se pelas conjunções culturais entre o oriente distante e nosso ocidente geográfico e pela profusão de possibilidades artísticas que destas nascem. Trabalha com temas que circundam as relações humanas com a Morte, principalmente desenvolvidos nas atuais pesquisas acadêmicas. Site | Lattes

Marcos Aurélio é graduado em história pela Fundação Santo André (FSA), com formação em cinema pela Inspiratorium – Escola de Cinema e Artes e mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). É professor de história e filosofia no Ensino Básico (rede estadual e privada), pesquisador e crítico (sempre em construção) do universo cinematográfico. Atualmente pesquisa o cinema japonês e tem o brilhante cineasta nipônico Kenji Mizoguchi como influência e fonte de inspiração.

Nicolle Zaira é mestranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, pesquisa a obra do fotógrafo Daido Moriyama, explorando a interseção entre arte, espaço e autorreflexão. Graduada em Comunicação Social pela FIAM-FAAM, contribuiu na Cinemateca FIAM-FAAM e no NERA. Em 2020, concluiu MBA em Marketing na Uninove e iniciou profissionalização como assistente de arte, criação e direção em videoclipes e filmes publicitários. Na atuação profissional, sua trajetória destaca a interconexão entre arte, audiovisual e comunicação, e também possui interesse de pesquisa em cinema contemporâneo japonês. Lattes | E-mail: niczaira@usp.br.

Pedro Yukio de Barros Hamaya vive e trabalha em São Paulo como artista visual e pesquisador. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Midialogia pela Unicamp, mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da ECA-USP e no momento cursa o doutorado na mesma instituição. Sua pesquisa envolve o estudo de singularidades da sensibilidade estética na arte japonesa como um meio para renovar o olhar sobre a realidade ao redor, buscando novas maneiras de pensar e criar imagens (em pintura e gravura) tematizando as paisagens do cotidiano.

Plinio Ribeiro Jr é pesquisador e artista baseado em Paris desde 2002. Trabalha em projetos caracterizados pela transversalidade das temáticas que permeiam sua trajetória, tais como: memória, alteridade e multiculturalismo. Sendo o Japão um dos focos principais de sua pesquisa e inspiração de seus projetos artísticos, busca implementar uma triangulação entre a França, o Japão e os países de língua portuguesa (sobretudo Brasil e Portugal). Mestre em Literatura, Artes e Pensamento Contemporâneo pela Universidade Paris Diderot. Website

Priscila Yanagihara Shimizu é doutoranda em Poéticas Visuais pela ECA – USP, mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela FFLCH – USP e formada em Artes Visuais pela Unicamp. Investiga a pintura e a xilogravura japonesa, entre teoria e prática, desde 2013. Atualmente é professora de Artes e Steam-s no Colégio Dante Alighieri. E-mail: priscila.yanagihara@usp.br

Rafael Hett é professor, pesquisador e produtor de conteúdo. Mestre em Cultura Japonesa, especialista em Comunicação e Produção da Moda, graduado em Letras. Atualmente, é graduando em Filosofia. Sua trajetória acadêmica se faz na interseção entre filosofia, arte e tecnologia. Em sua dissertação de mestrado, que contou com financiamento CAPES, versou sobre as relações entre humanidade, tecnologia e natureza a partir da experiência estética. Seus temas e áreas de interesse incluem: corporificação na era tecnológica, corpo tecnológico e pós-humano, tecno-animismo, Filosofia da Tecnologia e Fenomenologia, e Filosofia Japonesa (em especial Nishida Kitaro e a Escola de Kyoto). Website | Lattes | E-mail: hello@rafaelhett.com

Rafael Mariano Garcia é ator, professor de teatro e taikoísta. Doutorando e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, com bolsa da Capes, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Okamoto. Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Polis das Artes de São Paulo (2016) e bacharel em Artes Cênicas pela UEL (2014). É integrante do grupo Hibiki Wadaiko, da Associação Nikkey de Marília ─ onde atua como tocador de taiko, produtor e colaborador artístico. É pesquisador da arte do taiko e interessa-se pelos temas: interpretação teatral, treinamento do ator/atriz/performer, diálogo intercultural no trabalho do ator, cultura japonesa, arte teatral japonesa e estudos do corpo. Autor do livro “O corpo na arte do taiko contemporâneo” (Annablume, 2022). E-mail: rafael@rafaelgarcia.art

Ryanddre Sampaio é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde realizou pesquisa sobre transformações na arte e estética contemporâneas japonesas no contexto do triplo desastre de 2011, sob a orientação da Profª Drª Els Lagrou. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGAS/UFMT) e pesquisador vinculado vinculado ao Instituto Brasil Plural/UFSC/UFMT, ao Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus/UFMT) e ao Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (NAIPE/UFRJ). Lattes | E-mail: ryanddre.souza@ufmt.br

Samuel Delgado Pinheiro é professor, poeta, jornalista e tradutor, graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e licenciado Português/ Espanhol (CLARETIANOS/ UNIUBE). É especialista em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorando (bolsista CAPES) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, seu tema de pesquisa está centrado nas relações Oriente e Ocidente na literatura brasileira, latino-americana e afro-americana. Sua pesquisa atual é uma tradução comentada dos haicais da poeta afro-americana Sonia Sanchez. Em 2020, publicou Álbum (poesia), obra indicada para o prêmio Biblioteca Nacional. E-mail: samucasan@usp.br

Simonia Fukue Nakagawa é doutoranda em Poéticas Visuais pela ECA-USP, mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela FFLCH-USP, bacharel em Superior Gravura pela EMBAP-PR. Trabalhou como docente em Artes Visuais na EMBAP-PR (2006 – 2008) e atualmente em Jogos Digitais na FMU-SP. Pesquisadora e desenhista, nas horas vagas leciona mangá, além de trabalhar com ilustração e fotografia. Lattes | E-mail: simonia.fukue@gmail.com

Yukie Hori é artista visual e designer gráfica. Vive e trabalha em Chiba, Japão. É doutora em Artes Visuais pela Tokyo University of the Arts (東京芸術大学), Japão, mestre e bacharel em Artes Visuais pela ECA-USP. Site | Lattes.

Pesquisadores Colaboradores

Erika Kobayashi é artista, socióloga mestre em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Paris Descartes Paris V – Sorbonne (2008) e bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP. Fez a Formação Intensiva Acompanhada no c.e.m – centro em movimento (Lisboa, 2015). Realiza práticas documentais a partir de relações entre imagem, texto, corpo e espaço. Suas pesquisas mesclam a prática da presença em artes tradicionais japonesas (especialmente cerimônia do chá), estudos do corpo por abordagens somáticas, escuta do tempo e relação do corpo com lugares, pessoas e escrita.

Fernando Saiki é doutor e mestre em Xilogravura pela Universidade de Artes de Tóquio. Mestre e bacharel em Artes Visuais pela ECA-USP. Pesquisa e desenvolve trabalhos artísticos em xilogravura japonesa desde 2006, com foco nas técnicas tradicionais utilizadas nas estampas japonesas ukiyo-e. Em 2012, criou o curso “Mokuhanga: curso livre de xilogravura japonesa” no Atelier Paulista. Atualmente reside em Tóquio.

Herman Tacasey é formado pela Fundação Armando Alvares penteado FAAP em Licenciatura em Artes Plásticas em 1986, possui MBA em Master Tecnologique Education – Faap em 2004, mestrado em Comunicação e Cultura Midiática pela UNIP (2020). Ministra aulas na FAAP desde 1987 como professor na área de gravura, projetos gráficos, projeto de design, e escultura. Desde 2013, atua também na Faculdade de Comunicação da FAAP Facom com uma disciplina de cinema expandido, desenho para animação, pós-produção digital, edição de vídeo. Representou o Brasil na 22ª Bienal Internacional de São Paulo (1994), bem como em exposições em diversos museus e galerias, inclusive na Europa e na Ásia. É ilustrador do jornal Folha de São Paulo nas seções de cadernos especiais.

Joel La Laina Sene é professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo na área de Fotografia Cinematográfica. É fotógrafo e pesquisador, atuando nos seguintes temas: fotografia documental e poética, direção de fotografia e crônica fotográfica. O Discurso Fotográfico na Cinematografia Contemporânea Brasileira é a principal linha de investigação que subsidia nos cursos de graduação na área de Imagem sob sua responsabilidade. Foi professor visitante da Kyoto University of Foreign Studies no Japão, ministrando aulas de Cultura Brasileira, durante o ano letivo 2009-2010.

Karina Takiguti é mestra e bacharela em História da Arte pela EFLCH – UNIFESP com orientação da Profª Drª Michiko Okano. Realizou pesquisas sobre a iconografia da tatuagem japonesa e os diálogos com o Japão nas produções visuais brasileiras contemporâneas de artistas e artesãos não nikkeis. Foi bolsista Getty Foundation no projeto “Novas Histórias da Arte: Conectando Ideias, Objetos e Instituições na América Latina – Barroco Global” e gestora cultural do Atelier Paulista.

Marco Giannotti é pintor e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP nas áreas de pintura, estética, filosofia da arte e poéticas visuais. Formou-se em Ciências Sociais na USP, e realizou suas exposições individuais nas principais galerias e museus de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1993, defendeu seu mestrado em filosofia com a tradução e introdução crítica da Doutrina das Cores, de Goethe (1810). Em sua tese de doutoramento fez uma exposição e uma reflexão crítica sobre o fenômeno cromático na arte moderna. Possui livros da editora Dardo e Cosac naify sobre sua obra pictórica. Breve história da pintura contemporânea foi concebido a partir da sua livre docência. Convidado em 2011 para ser professor visitante durante o ano letivo na Universidade de Estudos Estrangeiros de Kioto, publica o livro Diário de Kioto com apoio da embaixada do Brasil em Tóquio. Foi professor visitante em Yale e em Cá Foscari, Veneza.

Maria Ivette Job é psicóloga graduada pela PUC-SP e mestre em Letras no programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Membro do EPW, Espaço Potencial Winnicott: Estudo e Pesquisa em Psicanálise, do Instituto Sedes Sapientiae. Atua profissionalmente na clínica psicanalítica. Pesquisa interdisciplinarmente imagem e representação, transitando entre psicanálise, arte e cultura japonesa.

Nadya Moretto D’Almeida é bailarina, doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes (ECA- USP), com estágio sanduíche na Universidade de Hamburgo (bolsa CAPES/PRINT). É mestre em Artes Cênicas (ECA-USP) e bacharel em dança pela UNICAMP. Aprofundou seus estudos em dança também no Japão entre os anos de 2010 e 2011 e depois em 2015 onde tomou contato com a dança moderna, contemporânea e também a dança tradicional japonesa. Integra o Laboratório de Pesquisa e Estudos em TanzTheatralidades (LAPETT- USP).

Yuko Kawahara é pesquisadora e pintora. Nascida em Tóquio, Japão. Estudou Comunicação na Universidade do Sagrado Coração de Tóquio. Trabalhou como criadora e redatora, encarregou do departamento de planejamento na agência Dentsu INC. (2003-2009), obtendo prêmios em várias competições. A partir de 2009 residiu na cidade de México, onde desenvolveu estudos de Pós-Graduação no Mestrado e Doutorado da Faculdade de Artes e Desenho na Universidade Autónoma do México (UNAM). Mudou para São Paulo em 2018 e pesquisa o intercâmbio cultural entre Japão e Brasil.