Shoko Kanazawa na Japan House

A Japan House São Paulo expõe os trabalhos de Shoko Kanazawa (1985-), artista com síndrome de Down mundialmente conhecida por seus trabalhos performáticos de sho – caligrafia japonesa expressiva. São 11 obras (dez rolos e um biombo), alguns de grande dimensão. A exposição faz parte da série de exposições que a Japan House tem feito sobre as artes da filosofia .

Shoko começou seus estudos de caligrafia incentivada pela sua mãe, que é professora de shodō, e teve sua primeira exposição feita aos 20 anos. Ela foi uma das artistas convidadas a criar um pôster para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Pôster de Shoko Kanazawa para as Olimpíadas Tokyo 2020

Segundo a Japan House: “repleta de significados, as obras escolhidas para a mostra valorizam o acaso, os espaços vazios e a expressividade dos traços. As palavras e expressões escolhidas pela artista não são aleatórias, pois possuem conceitos poéticos e subjetivos, com mensagens esperançosas e positivas, e aparecem em destaque com o intuito de trazer a essência da cultura nipônica”.

Complementam a exposição vídeos feitos especialmente para a mostra (como a fabricação de pincéis e tinta sumi) e as atividades do Educativo – entre elas uma conversa sobre caligrafia japonesa com Vinícius Garcia Perez (Japan House) e Rafael Miyashiro (GEAA/ Belas Artes) – e um workshop online de caligrafia japonesa.

O que: exposição “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”

Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Quando: de 02 a 28 de fevereiro de 2021 | Terça-feira a Domingo: das 11h às 17h (devido à pandemia os horários podem sofrer alterações, por isso vale a pena checar o website da Japan House São Paulo)

Valor do ingresso: Gratuito – reserva online antecipada (opcional):

O que: Conversa com o Educativo sobre caligrafia japonesa com Vinícius Garcia Perez (Japan House) e Rafael Miyashiro (GEAA/ Belas Artes) 

Onde: online na plataforma Zoom

Quando: dia 23 de fevereiro de 2021, às 16h