Revista ARS
Mitate: a retórica japonesa da repetição renovada
Resumo: A retórica do mitate tem sido discutida nas últimas décadas como central na produção do período Edo, não só no campo da poesia como no da pintura. Almeja-se aqui fazer um estudo monográfico sobre o termo, destacando exemplos literários e pictóricos, bem como uma interpretação sobre os modos pelos quais este artifício retórico permeia a cultura japonesa de vários períodos.
http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/64455
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Revista Estudos Japoneses
A família tosa e a construção de uma arte japonesa
Resumo: Estuda-se o engendramento de uma arte tipicamente japonesa após o contato com a China, através do estudo da pintura da família Tosa, suas tópicas sazonais e as tópicas poéticas a ela associadas. Compreende-se yamato-e, pintura japonesa, como arte em oposição a kara-e, a arte do continente (China). O caráter ornamental, a organização de famílias de pintura, sua transmissão de conhecimentos e a presença simultânea de palavra, caligrafia e pintura que associa literatura e arte são analisados em termos de uma tradição longeva na história da arte no Japão.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142777
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Revista Estudos Japoneses
Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”
Resumo: Tomando por objeto as pinturas de paisagens (shinkeizu) do pintor Ike-no laiga (1723-1777) e relacionando-as com as tradições da era clássica (Yamato-e, waka, literatura de diários) e medieval (meisho-e,haikai, literatura dos retirados) e com certas discussões filosóficas (aspectos do taoísmo,xintoísmo,zenbudismo e neoconfucionismo) do período em que o pintor se insere,busca-se fazer uma análise de sua nova forma de representação visual,baseada na experiência empírica,e de suas características enquanto importante faceta da cultura citadina de Edo.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142919
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Revista Estudos Japoneses
Os belos garotos
Resumo: São analisadas estampas xilográficas eróticas do primeiro período Edo, com sua conseqüente tradução de textos inseridos de Moronobu Sugimura Shigemasa,Settei e Harunobu relacionados ao universo do amor aos belos garotos,com especial ênfase na conceituação de suas práticas. São apontados recursos estilísticos provenientes da tradição literária e pictórica japonesa, atualizados ao mundo citadino do período, notando-se um vocabulário impertinente e jocoso de seus personagens.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/143030
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Revista Estudos Japoneses
Uma educação nada sentimental: a preparação de garotos Wakashu
Resumo: A questão das técnicas de ensino do caminho dos garotos profissionais é enfocada através da tradução de um pequeno manual de Tsukioka Settei composto de textos e imagens. Utilizando a retórica da paródia mitate e tomando por objeto o teor de obras confucionistas destinadas à formatação dos modos femininos, o pintor dedica algumas composições tematizando a construção do corpo sexual dos garotos bem no método hilário dos citadinos.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/143086
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Revista Estudos Japoneses
Uma Leitura Erótica de Sôseki
Resumo: Pensar numa leitura das obras literárias de Sôseki que explore aspectos eróticos parece, num primeiro sentido, um contrasenso, já que em nenhum aspecto se revelam as punções claramente assim expressadas, ao contrário do que ocorre na escrita de seu contemporâneo Mori Ôgai (especialmente em Vita sexualis). De fato, a nova ordem social do período Meiji coloca no ostracismo as formas abertas dos relacionamentos da paixão que haviam sido até então sobejamente cultivados, seja no conceito de irogonomi do período Heian (794-1192), seja em sua retomada paródica como kôshoku centrada em Edo (1603-1878). A angústia da domesticação dos relacionamentos amorosos baseados numa monogamia impingida encontra-se no âmago de alguns protagonistas dos romances de Sôseki, e é sobre eles que se pretende refletir no presente estudo.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/148804
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Revista Estudos Japoneses
A Retórica da persuasão em Saikaku
Resumo: Centralizando-se em tradução de trecho inicial de Nanshoku Õkagami (O Grande Espelho do Amor de Homens), analisam-se recursos poéticos da tradição do período Heian utilizados por Ihara Saikaku no Primeiro Período Edo (1600-1750) no sentido de uma construção de um discurso persuasivo do narrador, especialmente através de mitate e mono-awase.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/163084
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Revista Estudos Japoneses
Hishikawa Moronobu: from paintings to prints
Resumo: O primeiro pintor e idealizador de gravuras ukiyo-e conhecido que produziu imagens dos bairros do prazer, suas cortesas e habitantes foi Hishikawa Moronobu, cujo rolo de pintura Yoshiwara Fuzoku Zuken, publicado no catálogo do Museu Goto, foi analisado em comparação com o álbum Yoshiwara-no tei, que versa sobre o mesmo tema, publicado na técnica de impressão linear (sumizuri-e). Outras fontes de artistas contemporâneos tais como Sukenobu, que idealizou muitos tipos de cortesas e beldades em geral,e alguns enxertos literários extraídos de Saikaku também foram analisados, pois eles clarificam certas características intimamente relacionadas com Moronobu, não somente em seu aspecto temático mas também em sua criação de um novo meio pictórico. Os rolos foram interpretados aqui também como literatura, literatura visual, devido ao modo como as imagens se interligam e narram histórias. Mudanças de cenas, escolha de certos aspectos, descrições de espaços externos e internos, representação de personagens variados do “mundo flutuante” foram analisados segundo seu tratamento nos dois meios, rolo de pintura e álbum de xilogravuras.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/141707
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Revista Estudos Japoneses
A prática feminina na pintura erótica japonesa pré-moderna
Resumo: O presente artigo visa a mostrar alguns resultados sobre uma investigação em andamento acerca da representação da prática sexual feminina, em particular sobre a utilização de implementos substitutivos do falo masculino. Uma produção notável de afrodisíacos e objetos de prazer foi desenvolvida durante o período Edo (1603-1868), e sua representação nas pinturas e xilogravuras em folhas soltas ou em livros ilustrados encontra-se amalgamada em vários ambientes sociais e diferentes épocas históricas. A representação da masturbação feminina, embora seja mais numerosa em locais aos quais se veda o acesso masculino, também aparece nos centros das áreas de prazeres, onde, a priori, não deveriam faltar clientes e, surpreendentemente, também nos lares comuns de citadinos. Apresentar-se-ão algumas imagens selecionadas, retiradas de séries de obras de vários pintores do assim chamado ukiyo-e, no gênero shunga “pintura-primavera”, com respectivas leituras traduzidas de seus textos inseridos, desde a estampa xilográfica em preto-ebranco, até a multicolorida.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/141793
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Revista Estudos Japoneses
O pensamento no período Edo (1603-1868)
Resumo: Tentando rastrear as idéias (neo)confucionistas que se diz permearem todo o período Edo, o presente estudo se concentra nos Estudos Confucionistas (Jugaku), nos Estudos Clássicos (Kogaku), nos Estudos Vernaculares (Kokugaku) e nos Estudos do Coração (Shingaku), sem diferenciar filosofia de religião, mas atento tanto à diversidade dos enfoques em diferentes momentos históricos e grupos sociais, quanto ao processo de amálgama dessas idéias que se processaram no Japão. Analisa-se principalmente o conflito giri-ninjô (obrigação-sentimento humano), tão presente em obras literárias do período e na sociedade como um todo, à luz das conclusões às quais se chegou.
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142744
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Revista Estudos Japoneses
Cenas de assalto sexual. Um estudo de caso em Hokusai
Resumo: Através da tradução e análise de duas cenas de assalto sexual representadas por Hokusai, visa-se caracterizar um aspecto da sexualidade compreendida entre os citadinos do período Edo, particularmente relacionando texto e imagem. Mostra-se uma particularidade do gênero ninjôbon no universo das estampas eróticas shunga de Hokusai e sua relação com a compaixão {aware).
https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142975
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Revista Estudos Japoneses
As estampas xilograficas Shunga: metonimias do corpo erótico
Resumo: Através de uma seleção de imagens eróticas, shunga de estampas de pintores ukiyo-e pretende-se analisar o modelo do corpo erótico construído utilizando-se referências metonímicas no período Edo, desde os manuais para noivas de Hishikawa Moronobu,passando pela representação lírica, pueril e semi-sexuada de Harunobu,pela representação elegante,prazerosa e lúdica de Utamaro, pelo dinamismo e fruição plena de Hokusai, pelo cientificismo de Eisen,pela tortuosidade rebaixamento, violência e loucura dos artistas Utagawa Toyokuni Kuniyoshi,Kunisada e Yoshitoshi.