Michiko Okano

Revista USP

Ma – a estética do “entre”

Resumo: O presente artigo trata do Ma, um senso comum (e não um conceito), presente na cultura japonesa, que gera uma estética singular. Distante do sistema racional bipolar, é regido por uma lógica relacional e engendra o universo do terceiro excluído, da possibilidade de ser “um e outro”. A ideia do Ma é exemplificada por meio da arte e arquitetura  tradicionais e contemporâneas japonesas. A sua difusão no Ocidente deu-se por intermédio de uma exposição realizada em 1978, quando surgiu o interesse dos ocidentais pelo assunto. Tenta-se estabelecer dois diálogos com o Ocidente: uma reflexão sobre a percepção do Ma nos territórios ocidentais e outra sobre as possíveis interações entre essa noção e o Ocidente pela via da globalização.

http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76178

Revista ARS

A estética wabi-sabi: complexidade e ambiguidade

Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a estética wabi-sabi, desenvolvida por meio do zen-budismo e dos tratados artísticos chineses e aprimorada gradualmente com os aspectos genuínos nipônicos, como yūgen e yojō, presentes na literatura poética e no teatro . Tendo sido consolidada na arte da cerimônia do chá por intermédio do mestre Sen no Rikyū, wabi-sabi foi escolhida, graças a uma estratégia governamental, para ser a estética representativa da cultura japonesa, tornando-se, em meados do século passado, um dos “conceitos” artísticos japoneses mais conhecidos no Ocidente. Dada essa intrincada trajetória de aglutinações e deslocamentos culturais, pretende-se verificar algumas diferenças básicas entre as bibliografias sobre o tema na língua japonesa e em algumas línguas ocidentais.

http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/142233

Revista Estudos Japoneses

Duas visões da liberdade: a orientalização e a orientalidade

Resumo: O artigo trata da coexistência de dois processos de constituição do espaço comercial no Bairro Oriental da Liberdade. O primeiro, relacionado com a formação histórica dos imigrantes orientais na Liberdade e o segundo, associado à lógica hegemônica do mercado global. Denominamos tais processos, respectivamente, orientalização e orientalidade. Analisam-se as formas de visualidade dos estabelecimentos comerciais nestas duas áreas, da Rua Thomaz Gonzaga, a rua dos restaurantes japoneses e de algumas propostas do projeto de revitalização do bairro da Liberdade, o Caminho do Imperador, de 2008. Escrito com Fábio Sadao Nakagawa e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa.

http://www.revistas.usp.br/ej/article/view/143041

Amerasia Journal, 2020

Nipo-Brazilian Art and Minor Transnationalism: Kenzi Shiokava and Sachiko Koshikoku

Resumo: Pesquisa sobre dois artistas nipo-brasileiros: Kenzi Shiokawa e Sachiko Koshikoku por meio do conceito de minor transnationalism (Françoise Lionnet; Shu-mei Shih). Suas obras artísticas mostram o processo de hibridização de culturas minoritárias, gerado pelo jogo de relações.

Abstract: Research about two Nipo-Brazilian artists: Kenzi Shiokava and Sachiko Koshikoku through the minor transnationalism concept (Françoise Lionnet; Shu-mei Shih). Their artworks show the hybridization process of minority cultures, generated by the interplay of relations.

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00447471.2019.1721665

Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas, 2020

Transnational Perspectives of Nippo-Brazilian Artists: Sachiko Koshikoku and Kenzi Shiokawa

https://brill.com/view/journals/adva/6/1-2/article-p131_131.xml?language=en

Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas

Three Generations of Nippo-Brazilian Women Artists

https://brill.com/view/journals/adva/2/1-2/article-p113_7.xml?language=en