Michiko Okano

Ma: Entre-Espaço da Arte e Comunicação no Japão 

Resumo: Ma é uma noção que não faz parte da lógica linear ocidental, mas daquela coordenada por relações: ele não se apresenta como conceito, porém, como um modus operandi vivo no cotidiano dos japoneses. Presente em todas as manifestações culturais japonesas, o Ma possui múltiplas semânticas: uma delas é a do espaço de possibilidade e disponibilidade e outra é a de espaços intervalares, que desconstrói o pensamento dual e aposta na possibilidade de um espaço intermediário que pode ser concomitantemente as duas coisas. A existência do Ma restringiu-se ao sistema cultural nipônico até 1978, quando uma grande exposição realizada em Paris, denominada Ma, Espace-Temps du Japon, o apresentou para o Ocidente. Além de uma análise dessa exposição, este livro traz o Ma na arquitetura japonesa, tanto tradicional quanto contemporânea, como nas obras do arquiteto Tadao Ando. O Ma no cinema é outro tema desenvolvido por meio dos filmes dos diretores Yasujiro Ozu e Takeshi Kitano, com ênfase na montagem construtiva de algumas das suas obras.

http://www.annablume.com.br/loja/product_info.php?products_id=1808&osCsid=labfzzqwge

Manabu Mabe, Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros nº13.

Resumo: Manabu Mabe (1924-97) foi um dos pioneiros do Abstracionismo no Brasil. Aportou no país em 1934 e chegou a trabalhar na lavoura na região de Lins (São Paulo), onde começou a pintar, improvisando um ateliê. Em diálogo com a arte nipônica, as pinturas do artista promovem a síntese entre a sofisticação da escrita oriental – por meio da simplificação das formas e pela gestualidade – e um aprimorado uso de cores. Mabe obteve grande reconhecimento em vida, e sua carreira atingiu um ponto alto quando conquistou o Prêmio de Melhor Pintor Nacional na V Bienal Internacional de São Paulo, em 1959, e o Prêmio Fiat na XXX Bienal de Veneza, em 1960.

Anais do Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental (organização)

Resumo: Anais do evento que aconteceu na Universidade Federal de São Paulo em 2014, e reuniu pesquisadores nacionais e internacionais em arte oriental.

http://www.outrosorientes.com/2014/06/anais-oriente-se-ampliando-fronteiras.html

Participação em outras publicações:

OKANO, Michiko. Ma – potência, intervalo, espaço-tempo: arte e arquitetura. In: Vladimir Bartalini; Arthur Simões Caetano Cabral; Dirk Michael Hennrich. (Org.). Atmosfera, Stimmung, Aura: Nos interstícios da filosofia, paisagem e política. 1ª ed. SÃO PAULO: FAU-USP, 2020, v. 01, p. 112-127. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/44346

OKANO, Michiko. Arte do Japão e da China. In: Paulo de Freitas Costa. (Org.). A Coleção Ema Klabin. 01ed.São Paulo: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, 2017, v.01, p. 127-139.

OKANO, Michiko. Dolls: entrecruzamentos e entre-espaços. In: Guilherme Delgado; Gustavo Henrique Lima Ferreira. (Org.). 70 Anos de Takeshi Kitano: Glória ao Cineasta. 1ªed. Rio de Janeiro: Tentáculos Espetáculos/ Caixa Cultural, 2017, v. 01, p. 43-56.

OKANO, Michiko. Between Brazil and Japan: The artists known as Nippo-Brazilians (Japanese-Brazilians). In: Japanese American National Museum (Org.). TRANSPACIFIC BORDERLANDS: the Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 1ª ed. Los Angeles: Japanese American National Museum, 2017, v. 1, p. 44-57.

FERRARA, L. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. ; VAZ, A. ; GURGEL, A. ; BALBI, T. ; OKANO, M. . A imagem dos bairros multiétnicos. In: Lucrécia D’Alessio Ferrara. (Org.). Cidade, entre mediações e interações. 1ª ed. São Paulo: Paulus Editora, 2016, v. 1, p. 46-66.

OKANO, Michiko. Nikkei Burajiru Atisuto no Tayousei (A diversidade dos Artistas Nipo-brasileiros). In: SHIMADA, Kotaro; KATAOKA, Mami; KUMAKURA, Haruko. (Org.). Global Art and Diasporic Art in Japan and Asia. 1ª ed.Tokyo: Mori Art Museum, 2016, v. 1, p. 200-211.

OKANO, Michiko. Ma et Art: une approche sémiotique et son internationalisation. In: MURAKAMI-GIROUX, Sakae; FUJITA, Masakatsu; FERMAUD, Virginie. (Org.). Ma et Aida: des possibilités de la pensée et de la culture japonaises. 1ª ed. Arles: Éditions Philippe Picquier, 2016, v. 01, p. 153-172.

OKANO, Michiko. A representação da estética kawaii contemporânea: Lolitas. In: NUNES, Mônica Rebecca Ferrari (Org.). Cena Cosplay – comunicação, consumo, memória nas culturas juvenis (título do livro). 1ª ed. São Paulo: Editora Sulina, 2015, v. 01, p. 195-218.

OKANO, Michiko. Colecionismos: entre Japão e Ocidente. In: HOFFMANN, Ana M. P.; BRANDÃO, A.; SCHIAPPACASSE, F. G.; SOLAR, M. S. (Org.). História da Arte: coleções, arquivos e narrativas. 1ª ed. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2015, v. 1, p. 61-72.

OKANO, Michiko. A imagem do Japão contemporâneo. In: GREINER, Christine; SOUZA, Marco. (Org.). Imagens do Japão: experiências e invenções vol.2. 1ª ed. São Paulo: Editora Annablume, 2012, v. 2, p. 127-147.

OKANO, Michiko. Guy Debord e a Sociedade do Espetáculo. In: FERRARA, Lucrécia D’Alessio. (Org.). Os nomes da comunicação. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2012, v. 1, p. 150-163.

OKANO, Michiko. A leitura semiótico-visual: da visualidade à visibilidade. Orientalização e orientalidade.. In: CARAMELLA, Elaine; NAKAGAWA, Fábio S.; KUTSCHAT, Daniela; FOGLIANO, Fernando. (Org.). Mídias – multiplicações e convergências. 1ª ed. São Paulo: SENAC, 2009, v. , p. 263-282.

OKANO, Michiko. A leitura semiótico-visual: da visualidade à visibilidade – orientalização e orientalidade. In: HASHIMOTO, Francisco; TANNO, Janete Leiko; OKAMOTO, Monica Setuyo (Org.). Cem Anos da Imigração Japonesa – História, memória e arte. São Paulo: Editora UNESP, 2008, v. 1, p. 291-304.

OKANO, Michiko. O Espaço Ma e Hélio Oiticica. In: GREINER, Christine; FERNANDES, Ricardo Muniz (Org.). TOKYOGAQUI um Japão imaginado. 1ed.São Paulo: Edições SESC, 2008, v. 1, p. 176-185.

OKANO, Michiko. Investigações sobre o Ma e o corpo. In: THRALL, Karin; RAMOS, Adriana Vaz (Org.). artes cênicas sem fronteiras. 1ª ed. São Paulo: Anadarco Editora, 2007, v. , p. 87-104.

OKANO, Michiko. Ma: o espaço intervalar. In: FERRARA, Lucrécia D’Alessio (Org.). Espaços Comunicantes. 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2007, v. 1, p. 202-219.