Uma das pinturas emaki (絵巻 – pintura rolo) mais renomadas, conhecida como Pintura-rolo de Animais”, é um dos poucos emaki constituído apenas de imagens, sem os elementos verbais. Com autoria atribuída a Toba Sōjō (1053 -1140), faz parte do acervo do Templo Kōsan, em Kyoto. São quatro rolos de desenhos no papel washi – Kō-kan (甲巻 – primeiro rolo), Otsu-kan (乙巻 – segundo rolo), Hei-kan (丙巻 – terceiro rolo) e Tei-kan (丁巻 – quarto rolo) – de aproximadamente 30 cm de altura e o comprimento total dos quatro chega a 44,1 metros. São desenhados na modalidade hakubyō(白描 – desenho branco) em que as linhas são feitas em tinta sumi e os traços em si são valorizados, por meio dos quais se salienta a liberdade e a expressividade das pinceladas. Este fato é um dos motivos apontados de associação com o mangá e o outro seria o grafismo aplicado na cena do sapo e coelho lutando sumō: alguns traços saem da boca do sapo, representação de exclamação da vitória, os futuros balões de diálogo.

Os quatro rolos têm conteúdos diferenciados, e o mais conhecido é o primeiro rolo, Kō-kan, que, recheado de humor, metamorfoseia a sociedade humana por meio da relação entre três animais: macaco, coelho e sapo, todos eles antropomorfizados. Otsu-kan registra os animais não antropomorfizados, Hei-kan compreende humanos e animais antropomorfizados e Tei-kan, animais e humanos. 

Referências:

HASHIMOTO, Mari. Enigmatic Picture Scrolls of Frolicking Animals and Humans.

TSUJI, Nobuo. 鳥獣人物戯画 (Chōjū Jinbutsugiga – Scrolls of Frolicking Animals and Humans). Tokyo: Shōgakukan, 2007.