O termo dansaekhwa (단색화 – pintura monocromática) consolidou-se a fim de assinalar uma tendência nas artes visuais da Coreia do Sul que alcançou proeminência entre os anos de 1970 e 1980, que diz respeito a um grupo de artistas vagamente coeso. Tal tendência apresenta outras denominações e em suas transliterações na língua inglesa pode ser encontrada como Tansaekhwa

O vocábulo refere-se majoritariamente a pinturas abstratas caracterizadas pela presença do branco ou de uma paleta de cores sóbria e reduzida, realizadas mediante diversos métodos e materiais a partir de meados da década de 1960. Em geral, são obras que apresentam um campo pictórico trabalhado de modo a reforçar a superfície plana e neutra do suporte. Diversas de suas obras contam com uma espontaneidade buscada no procedimento artístico que se une à qualidade natural muitas vezes procurada nos materiais trabalhados, o que também confere uma tatilidade visual ao suporte. Portanto, outra ampla característica do dansaekhwa é a ênfase no processo ao longo do qual a pintura emerge.

Em vista das características levantadas acima, são obras e artistas tidos por acessarem uma espiritualidade e visão da natureza coreanos e do Leste Asiático. Assim, a consolidação do termo enquanto tendência, por parte de críticos, curadores e artistas, pode ser entendida dentro da busca de uma arte contemporânea que mobilize certas particularidades nacionais e regionais em meio ao cenário artístico internacional. Dentre os principais artistas associados ao dansaekhwa encontram-se Chung Chang-sup (1927 – 2011), Ha Chonghyun (1935 – ), Kwon Young-woo (1926 – 2013), Lee Dong Youb (1946 – ), Lee Ufan (1936 – ), Park Seobo (1931 – ) e Yun Hyongkeun (1928 – 2007).

Referências:

CHUNG, Joon-Mo. Modernism of Korea, or the modernistic tradition. In: HEO, Jeong-Ah (org.). Empty fullness: materiality and spirituality in contemporary Korean art. Tradução Cho Ju-Ri, Kim Jeong-Yoon. Seoul: The Korea Arts Management Service, 2014, p. 3-14.

KEE, Joan. Contemporary Korean art: Tansaekhwa and the urgency of method. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

KIM, Youngna. Modern and contemporary art in Korea: tradition, modernity and identity. Tradução Diana Hinds Evans. Korea, United States: Hollym International Corp., 2013.

LEE, Phil. et al (ed.).  Dansaekhwa 1960s-2010s: primary documents on Korean abstract painting. Seoul: The Korea Arts Management Service, 2017.