No próximo dia 25 de novembro, o GEAA lança a sua segunda publicação: “Ecos de Catástrofes”. Organizado pelos coordenadores Atílio Avancini, Madalena Hashimoto e Michiko Okano, o livro é resultado do projeto de pesquisa “A arte da catástrofe e a cultura japonesa”, desenvolvido pelo grupo entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, e compreende dezenove ensaios, uma tradução do antropólogo japonês Ryūta Imafuku e quatro conjuntos de imagens visuais – referências estéticas para promover o diálogo entre os textos escritos.

A proposta do projeto e do livro é estudar a arte de catástrofe relacionada ao Japão, isto é, analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais, como terremoto, tsunami e maremoto, ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e uma combinação dos dois, como o acidente nuclear de Fukushima e a epidemia do coronavírus.

A obra está subdividida em duas partes: a primeira — “Ecos nucleares” — faz referência às experiências decorrentes de eventos nucleares de Hiroshima em 1945 e de Fukushima em 2011; a segunda — “Ecos outros” — tem escopo mais abrangente, focando em outras decorrências de catástrofes ocorridas no Japão, como terremotos, assombrações e subjetividades em torno da morte. Alguns ensaios tratam do consolo, perda, inexorabilidade e renovação em virtude tanto de grandes eventos quanto daqueles tocantes e sutis.

O lançamento oficial acontecerá na Diáspora Galeria, às 11h do dia 25 de novembro de 2023. O evento é gratuito e contará com breves falas dos organizadores do livro e alguns dos autores e artistas da publicação. Haverá uma quantidade limitada de exemplares à venda na galeria, mas o livro está disponível para download aqui

O que: lançamento do livro Ecos de Catástrofes e conversa com os autores

Onde: Diáspora Galeria – Av. Rebouças, 2915 – Pinheiros, São Paulo 

Quando: 25 de novembro de 2023, sábado, às 11h

*A publicação deste livro foi financiada pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Proap-CAPES) para a produção e o aprofundamento do conhecimento e destinado pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP).