Exposição Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris na Galeria 132. Foto: Atílio Avancini

Texto por Atílio Avancini & Gisele Wolkoff

A Galeria 132, localizada no bairro de Moema em São Paulo, na avenida Juriti 132, acolhe a exposição Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris, que teve a curadoria das professoras Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano e vai até 08 de janeiro de 2022. O diretor da galeria, professor Telmo Porto, no livro-catálogo da exposição lembra-nos de que a interculturalidade é um fator comum em várias manifestações artísticas, entretanto, aponta-nos que Helena e Riokai, casados em 1933, vão além dos encontros culturais que os compõem, ao traduzirem as suas individualidades artísticas em pintura.

Leca Kanawati, gestora da Galeria 132, relata que Telmo Porto, engenheiro civil colecionador de arte e docente aposentado da Escola Politécnica da USP, transformou uma residência dos anos 1970 numa casa para receber amigos, falar de arte e acolher o seu acervo pictórico. A galeria Arte 132 está fora do eixo geográfico das artes da cidade, valorizando arte, cultura, educação e meio ambiente.

Helena e Riokai tecem um processo dialógico relevante ao expandirem o tripé Brasil-Japão-França. Esses países estão lá representados não só na exposição e no envolvimento afetivo do casal de pintores, mas também na atmosfera da Casa 132 e de seu colorido jardim. Beleza, simplicidade, elegância, sutileza, acolhimento e discrição são alguns termos que fazem expandir e oxigenar o conceito desse lugar físico. Ficamos imaginando essa galeria tomada por estudantes sentados ouvindo, vendo, sentindo, falando e respirando novos conhecimentos.

A escolha de Helena e Riokai foi sugestão do museólogo Marcelo Araújo. E a complexa pesquisa e curadoria vem de outra dupla de acadêmicas Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano. O texto escrito de ambas, publicado no excelente catálogo impresso, responde às inquietações dos curiosos por informações e reflexões. Em particular, a vida da brasileira Helena é como um encantado jardim com cerejeiras, parreiras de uva e jabuticabeiras. Uma avant-garde que cumpre a possibilidade de viver o tempo da modernidade para introduzir ideias e conceitos novos. Helena é precursora do futuro. Seu coração é o próprio sentimento e afetividade da liberdade dos espaços sem fronteiras: uma artista do espaço/tempo ma.

Exposição Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris na Galeria 132. Foto: Atílio Avancini

Acrescentamos que Helena e Riokai (e as suas obras) existem em transculturalidade, no aqui e no acolá, o espaço entre-, e o espaço-entre! No espaço-entre, lemos os seus traços individuais e subjetivos como nas Rosas tristes de Riokai Ohashi e nas Cerejeiras rosas de Helena. 

Os seus retratos e autorretratos deixados como legado vão além das telas que traduzem o yōga (pintura ocidental) e o nihonga (pintura japonesa) no Japão, e para além dele, na mescla de geografias pintadas pelas subjetividades individuais de dois pintores que amaram a vida, amaram-se e transmutaram as suas épocas e vivências, possibilitando-nos ainda hoje aprender sobre as geografias do coração (a que se reportam vários poetas, como Seamus Heaney, que falam do “país do coração” às localidades que construímos para além dos mapas…). 

São essas geografias que nos permitem rever a história das estéticas artísticas, da sua distribuição e reconhecimento ao longo do tempo, fazendo-nos também repensar não apenas os conceitos e valores atrelados às Artes, mas também relocalizá-los na compreensão dos mundos em que vivemos hoje. Repensar as (i/e)migrações, as confluências culturais, as motivações político-sociais que elaboram juízos de valores artísticos ao longo dos séculos e em diversas e diferentes localidades parece-nos central a todos os que se preocupam em entender quem somos e aonde estamos ou onde nos localizamos…

Exposição Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris na Galeria 132. Foto: Atílio Avancini

O Universo de Helena & Riokai – Gisele Wolkoff

Entre cerejeiras, rosas e crisântemos
as casas em luzes assombrando os templos 
E os amigos brindando as formas dos muros: 
igrejas, casas geminadas entre sombras de árvores 
paisagens variadas que se estendem em interiores 
e crescem entre muitos mundos e para além deles: 
Paris e Ashiya; antes & depois Martigues, Rio de Janeiro, Tóquio 
Buenos Aires, Kobe no frio da(s) guerra(s) 
lembranças das cores quentes do Brasil & do convívio com Portinari... 
e com os amigos de tantas localidades

Nos ângulos dos retratos, a leveza das impressões
traços finos, cuidados na delicadeza dos gestos
apagamento de tudo o que não for singelo
na majestade da verdade, na viva luz das naturezas-mortas
que se mesclam em cenas cotidianas,    
        recolhidas no interior dos sentimentos-delírio           
            sentimentos-esfera, pensamento-menos 

& depois, só a lembrança de um único retrato
Universo uníssono do amor em arte!

O que: exposição “Helena e Riokai: entre Brasil e Japão, Paris”

Onde: Galeria 132 – Av. Juriti, 132 – Moema, São Paulo

Quando: de 08 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022, segunda à sexta das 14h às 19h, sábado das 11h às 17h (a galeria estará fechada durante o Natal e o Ano Novo)