São hoje conhecidas como “pinturas do mundo flutuante”, ukiyo-e (浮世絵), em especial as estampas xilográficas à base de água produzidas no período Edo (1603-1868) produzidas em grande escala por uma equipe especializada que tematizam as áreas de prazeres (yūjo, geisha, tsūjin, maiko) e de teatro (estampas de atores, de peças de kabuki). O termo se expande para também incluir representações de figuras bonitas, locais famosos, usos e costumes, poetas, narrativas da tradição, fantasmas e seres grotescos, cenas eróticas, além de um número grande de livros guias de comportamento, moda, viagem. O meio xilográfico que possibilitou a atividade editorial, entretanto, também foi aplicado a outros estilos pictóricos. O termo ukiyo-e também compreendeu pinturas em biombos, rolos horizontais ou verticais. Os nomes mais conhecidos são: Hishikawa Moronobu (1618-1694), Torii Kiyonobu (1664-1729), Katsukawa Shunshō (1726-1793), Katsushika Hokusai (pseudônimo para imagens de inspiração chinesa) (1760-1849), Kitagawa Utamaro (1753-1806), vários pintores da família Utagawa, como Kuniyoshi (1798-1861), Kunisada (1786-1865), Hiroshige (1786-1865), Yoshitoshi (1839-1892), Kunichika (1835-1900).

Referências:

CORDARO, Madalena Hashimoto. Pintura e escrita do mundo flutuante. São Paulo: Hedra, 2002.

TAKAHASHI, Ichiro. Edo no ukiyo-eshi (Os artistas ukiyo-e de Edo). Tokyo: Heibonsha, 1964.

YOSHIDA, Teruji. Ukiyo-e bisan (O belo em ukiyo-e). Tokyo: Hokuei Shobô, 1933.