Sumi-e (墨絵), também conhecido como suibokuga (水墨画 – pintura com tinta), é uma técnica de pintura de origem chinesa que se difundiu no Japão durante o período Kamakura (1192-1333). Tem seu desenvolvimento atribuído a sua constante execução por monges em templos zen budistas e também por samurais, que desejavam desenvolver a disciplina e agilidade exigida por esta modalidade artística. Majoritariamente monocromática, possui características ligadas ao shodō inclusive fazendo uso dos mesmos elementos para sua elaboração: tinta sumi – feita à base de fuligem da queima de sementes ou madeira e um material gelatinoso (nikawa) – aplicada sobre washi. O objetivo do sumi-e é alcançar o máximo de significado por meio de um mínimo de traços, afim de capturar o espírito do objeto ou tema; por isso o excesso de detalhes é considerado desnecessário. As linhas apenas sugerem o objeto ou paisagem a ser representado, e existe a valorização dos espaços propositalmente deixados em branco. As nuances aparecem naturalmente durante a elaboração do trabalho, através da tinta mais ou menos diluída e da pressão e movimento das pinceladas dadas sem retoque ou hesitação.

Referências:

SATO, Shozo. Sumi-e: the art of Japanese ink painting. Singapore: Tuttle Publishing, 2010.

SHINZATO, Toshiko O., Kaichi SATO. Arte milenar japonesa sumi-ê Sato. São Paulo: Editora São Paulo Shimbun LTDA, 1999.

TERAYAMA, Tanchu. Zen brushwork: focusing the mind with calligraphy and painting. Tokyo: Kodansha International, 2003.