J-Horror ou Japanese Horror (horror japonês) pode ser compreendido mais estritamente como um gênero de cinema ou  movimento cinematográfico japonês do final da década de 1990. Os principais nomes ligados ao J-Horror são os diretores Takashi Shimizu (1972-), Kiyoshi Kurosawa (1955-), Hideo Nakata (1961-), Norio Tsuruta (1960-) e Masayuki Ochiai (1958-); os roteiristas Hiroshi Takahashi (1959-) e Chiaki Konaka (1961-); e o produtor Takashige Ichise (1961-). Todos eles, com exceção de Kurosawa e Shimizu, fazem parte de uma mesma geração que cresceu consumindo filmes de horror ocidentais, mangás e quadrinhos do gênero. Todos desenvolveram suas carreiras em produções de baixo orçamento feitas para lançamento direto em vídeo (V-Cinema) e na televisão. As narrativas dos filmes do J-Horror identificam-se tematicamente com os problemas sociais do Japão, em recessão no final dos anos 1990. Assim, a maternidade solo, a solidão, o abandono, os traumas e os abusos da infância são temas frequentes. O estilo dos filmes destaca-se pelo horror e suspense psicológico. Uma característica marcante são as aparições sobrenaturais que se dão através de meios de comunicação eletrônicos, como acontece nos filmes Ring – O Chamado (リング, Ringu, 1998) de Takashi Shimizu e Kairo (回路, 2001) de Kiyoshi Kurosawa. Outros aspectos comuns a esses filmes foram a transnacionalidade e a serialização deles. Refilmagens hollywoodianas tornaram-se comuns ao J-Horror, assim como sua distribuição internacional em formato de vídeo digital (DVD). Alguns dos principais títulos do J-Horror são: Ring – O chamado (1998) e O grito (呪怨, Juon, 2000) de Takashi Shimizu, Kairo (2001) de Kiyoshi Kurosawa e Água negra (仄暗い水の底から, Honogurai no mizu no soko kara, 2002) de Hideo Nakata, assim como suas sequências e prequelas.

Referências:

KINOSHITA, Chika. The Mummy Complex: Kurosawa Kiyoshi’s loft and J-horror. In: CHOI, Jinhee; WADA-MARCIANO, Mitsuyo (ed.). Horror to the extreme: changing boundaries in Asian cinema. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2009. p. 103-122.

WADA-MARCIANO, Mitsuyo. J-horror: new media’s impact on contemporary Japanese horror cinema. In: CHOI, Jinhee; WADA-MARCIANO, Mitsuyo (ed.). Horror to the extreme: changing boundaries in Asian cinema. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2009. p. 15-37.