Mokuhanga é o vocábulo em japonês correspondente a xilogravura. Entretanto, entre gravadores ocidentais contemporâneos, o termo mokuhanga tem sido empregado exclusivamente para a técnica japonesa de xilogravura, de modo a distingui-la da xilogravura à base d’óleo, mais difundida no Ocidente. A técnica xilográfica japonesa se caracteriza pelo uso de tintas à base d’água, obtidas da mistura de pigmentos em pó, água e cola de arroz. Além disso, utiliza-se o baren, uma ferramenta manual em formato de disco, cuja função é transferir a tinta aplicada no bloco de madeira para o papel, por meio de fricção. Imprime-se sobre papel japonês, washi. Pode ser empregada na produção de gravuras multicoloridas, com sucessivas impressões de cores sobrepostas em camadas. As especificidades cromáticas da xilogravura japonesa podem ser observadas nas gravuras ukiyo-e e shin-hanga. Para garantir um registro preciso das cores, utiliza-se o método chamado kentō (見当), que consiste em talhar pequenos chanfros nos blocos, os quais permitem assentar o papel adequadamente.
Referências:
AZECHI, Umetarô. Japanese woodblock: their technique and appreciation. Tokyo: Toto Shuppan Co., 1963.
CHIBBETT, David. The History of Japanese prints and book illustration. Tokyo, New York, San Francisco: Weatherhill & Kôdansha, 1977.
KITAOKA, Fumio. Mokuhanga kaisetsu-hô geijutsu toshite no chôkoku to suri no tekunikku (Técnicas de gravação e impressão da xilogravura feita arte). Tokyo: Sôgensha, 1979.
KUROSAKI, Akira. Gendai mokuhanga (Xilogravura contemporânea). Tokyo: Bijutsu Shuppansha, 1977.
YOSHIDA, Toshi, REI, Yuki. Japanese printmaking: a handbook of Traditional and Modern techniques. Tokyo: Charles E. Tuttle Co., 1966.